top of page

Aprenda a se posicionar no Instagram usando o Método CDC


Empreendedora aprendendo a se posicionar no Instagram para atrair clientes | uma mulher usando o celular para criar conteúdo
Posicionamento é o que define se você vai ser ou não lembrado pelo seu cliente.

Você tem dúvidas sobre como se posicionar no Instagram? A forma como cria seu posicionamento no Instagram revela muito sobre quem você é e o que você vende. Por isso, ter um posicionamento forte e autêntico é essencial para atrair os clientes certos — e mostrar a eles o valor do que você entrega.


Se você é empreendedora e busca atrair mais clientes pelas redes sociais, já deve ter visto alguém falar sobre a importância de ter um posicionamento no Instagram. Mas o que poucas pessoas explicam é como fazer isso de forma prática; como eu me posiciono no Instagram ou em outra rede social?


É aí que entra o Método CDC – Clareza, Direcionamento e Constância, que criei para ajudar minhas clientes a se tornarem a primeira escolha do cliente ideal.


O que é posicionamento?

Posicionamento é o espaço que você ocupa na mente das pessoas. É como elas se lembram de você e o que faz com que decidam se vão comprar de você ou não.

Quando você tem clareza de quem é, direcionamento para falar com as pessoas certas e constância para ser lembrada, o posicionamento deixa de ser algo abstrato e passa a ser estratégia de negócio. E o mesmo pode ser dito do seu posicionamento no Instagram.



Empreendedora aprendendo a se posicionar no Instagram para atrair clientes
Um bom posicionamento te ajuda a ter mais clareza e a atrair mais clientes.

3 formas de se posicionar de maneira certeira no Instagram

1. Clareza: conheça bem o seu público

O primeiro passo é entender o que o seu público deseja. Quando você sabe o que ele precisa, o que o preocupa e o que ele sonha, consegue ser a primeira a ocupar espaço na mente dele — e a se tornar a escolha natural.


💡 Dica prática: faça uma lista das 5 perguntas que seu cliente ideal mais faria sobre seu produto ou serviço. Isso já te dá conteúdo para se posicionar de forma útil.


2. Direcionamento: analise seus concorrentes

Diferenciar-se está cada vez mais desafiador, mas sempre existe um detalhe que faz você se destacar. E, muitas vezes, essa diferença não está no produto em si, mas na experiência que o cliente tem com você.


💡 Dica prática: olhe o perfil de 3 concorrentes e anote o que eles têm em comum. Depois, veja o que você pode fazer de diferente — pode ser no tom de voz, no formato de conteúdo ou no jeito de apresentar sua solução.


3. Constância: apareça sem medo

Muitos empreendedores têm receio de falar sobre seus produtos ou aparecer nos stories. Mas esse medo só atrapalha — e abre espaço para que o seu concorrente conquiste o cliente no seu lugar.


💡 Dica prática: escolha um formato (stories, reels, posts de carrossel) e comprometa-se a aparecer nele pelo menos 3 vezes por semana. A constância constrói confiança.


Posicionamento é, acima de tudo, comunicação estratégica. É contar para o seu cliente quais são as suas crenças, valores e diferenciais. Quanto mais claro isso ficar para ele, mais confiança vai sentir em comprar de você.


💡 Quer aprender a aplicar o Método CDC no seu negócio e criar um posicionamento que gera vendas? Me siga nas redes sociais — lá compartilho dicas práticas para você se tornar a primeira escolha do seu cliente.

Comentários


©2022 por Gabriela Nogueira Social Mídia Marketing. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page